Conheça nossos focas

Por Gabriel Nunes

Apesar da pouca idade, Brenda Sarmanho já é uma garota notável . Nascida em Manaus veio para cidade grande com apenas um ano de idade. De pequena e sem saber, já aprendeu a lidar com a distância quando deixou grande parte de sua família na capital do Amazonas. Hoje ama São Paulo, e aos 17 divide seu coração em duas paixões: o jornalismo, que cursa no Mackenzie, e a Academia de Dança, na qual passa boa parte de sua semana fazendo o que mais lhe faz feliz.

Desde pequena se apaixonou pelos movimentos, e chegou a pensar em um dia viver da dança. Entrou na academia em 2013, e desde então já fez jazz, street jazz e danças urbanas. Mas, escolheu o que pensou ser mais sólido, o Jornalismo. Brenda é comunicativa, gosta de expor sua opinião e falar de sua vida. “O jornalismo era o curso que mais combinava com as minhas características”, comentou ela.

Graças a essa vontade de se comunicar e se conectar com as pessoas, Brenda começou um canal no Youtube sobre intercâmbio escolar. Nele, ela conta suas experiências nos Estados Unidos, onde morou por 10 meses em 2015. Fala dos estudos em Maryland, do intercâmbio, dos costumes e dos hábitos americanos. O canal já atingiu um milhão de visualizações.

O que ela não conta no seu canal é o quanto o intercâmbio mudou o seu modo de ser tempos depois. “Aprendi a ser positiva, ter mais perspectivas, pensar menos em mim e abrir minha mente”, disse ela. Além disso, Brenda considera a viagem um grande autoconhecimento. Na sua estadia teve dificuldade de adaptações, conheceu novas pessoas, morou em cidade pequena, sentiu falta da dança e viveu altos e baixos.

A experiência como um todo a fez crescer, mas segundo ela, não lhe preparou para a realidade que teve de encarar quando voltou para o Brasil. Com a cabeça ainda nos Estados Unidos, Brenda tinha que pensar no seu futuro e fazer a escolha mais difícil para qualquer adolescente, decidir qual faculdade cursar. Hoje é representante de sua sala no Mackenzie e se mantém sempre ocupada. “Ter várias coisas para fazer me faz sentir viva”, disse ela. Entre assistir TV, séries e dançar horas a fio, Brenda pensa em dar mais atenção ao seu canal no Youtube. Para ela, ainda há muitas coisas a contar sobre a sua experiência e dicas a dar aos que têm interesse em viajar para fora.

Brenda sonha em voltar para os EUA e construir sua vida lá. Em terras americanas, ela enxerga mais oportunidades de trabalho, sobretudo nas áreas onde pretende atuar, televisão e reportagem.  No mais, o que se pode esperar por ora é que Brenda volte ao seu canal para contar mais sobre as experiências na vida desta garota paulistana e cosmopolita.

Advertisements