Já pensou em fazer um intercâmbio universitário? Conheça as oportunidades que o Mackenzie oferece e como um período fora do país pode ser decisivo na sua carreira.

 por Brenda Sarmanho e Mariana Freitas

 

Bianca Soares, 23 anos, formou-se em Jornalismo no Mackenzie com bolsa do programa governamental PROUNI. Com um orçamento apertado, nunca imaginou que pudesse fazer um intercambio no exterior e conhecer a Europa. Mas o sonho aconteceu. Em 2015, quando estava no 5° semestre, a estudante se inscreveu para uma bolsa do Programa Ibero Americanas, do Banco Santander, e, boa aluna, foi selecionada.

“Quando surgiu o programa do Santander, pensei que seria minha chance”, comentou ela, “não pensei em estudar em nenhum outro lugar na Espanha que não fosse Salamanca.”  Bianca passou seis meses na Espanha, com todas as despesas pagas. O dinheiro foi suficiente, inclusive, para viagens nos fins de semana a outras cidades, como Madri e Paris.

“Jornalismo é uma carreira que pressupõe que você fale mais de um idioma”, disse a estudante, que decidiu participar do processo seletivo da COI (Coordenadoria Internacional) por conta das aulas de espanhol no centro de línguas do Mackenzie e pela indicação de sua professora, que fez mestrado em Salamanca, Espanha.

Antes mesmo de voltar ao Brasil, Bianca se inscreveu no processo seletivo da Folha de S.Paulo e, ao chegar, já começou como estagiária, tornando-se, mais tarde, redatora. Atualmente ela trabalha na editoria de Economia do Estadão e aguarda o resultado de uma bolsa para mestrado na Espanha.

focas2
Bianca Soares (23) Em Salamanca. Arquivo Pessoal.

O sonho de Bianca está ao alcance de qualquer aluno que se dedique aos estudos, com ou sem condições financeiras. O Mackenzie mantém parcerias com universidades do mundo inteiro, que oferecem bolsas integrais, como a Santander, ou parciais, com isenção do pagamento de mensalidades.

Segundo a professora e coordenadora de cooperação institucional e internacional da COI, Maria Campos Lage, o processo seletivo tem como base o desempenho acadêmico do aluno. “A partir das notas obtidas, conceitos, certificados e outros itens, é calculada uma nota de classificação, sendo selecionados os alunos com melhor nota”, explicou ela.

Os alunos de Jornalismo podem participar do Programa Ibero Americanas ou TOP ESPANHA, ambos do Banco Santander, ou do Programa Fluxo Contínuo de Mobilidade Acadêmica. Dentro desses programas, as universidades conveniadas são da Argentina, do Chile, da Coreia, dos Estados Unidos, da Espanha e de Portugal.

A experiência de intercâmbio pode ser essencial para o crescimento pessoal e profissional de qualquer estudante. Para mais informações, consulte o manual do intercâmbio no portal do Mackenzie ou entre em contato com a COI.

 

Advertisements